07 curiosidades sobre visão e o Uso de Eletrônicos

O uso de telas faz parte da rotina de praticamente todo mundo, seja para trabalho, estudos ou lazer. Com isso, muitas dúvidas surgem sobre como os dispositivos podem afetar a visão. Ficar muito tempo no computador ou no celular prejudica os olhos? A luz azul é perigosa? É possível evitar o desconforto visual?

Vamos esclarecer o que é mito, o que é verdade e, claro, compartilhar dicas simples para cuidar dos seus olhos enquanto você aproveita a tecnologia.

O uso de telas causa miopia?

Sim, o uso excessivo do celular pode contribuir para o desenvolvimento e agravamento da miopia, especialmente em crianças e adolescentes. A miopia ocorre quando o olho tem um formato alongado, o que faz com que a imagem se forme na frente da retina, em vez de diretamente sobre ela, causando dificuldades para enxergar objetos distantes.

Embora o principal fator de risco para a miopia seja a genética, o tempo prolongado de foco em objetos próximos — como no caso do uso constante do celular — pode aumentar o risco de agravamento da miopia existente ou contribuir para o seu desenvolvimento. Isso ocorre porque o esforço contínuo para focar em telas pequenas pode sobrecarregar os músculos oculares, resultando em cansaço visual e, possivelmente, em mudanças na forma do olho ao longo do tempo.

Além disso, o uso excessivo de dispositivos digitais pode desencadear outros problemas oculares, como síndrome do olho seco, fadiga ocular e dificuldade para focar a longo prazo.

Quais são os efeitos da luz azul na saúde ocular?

A dependência do uso de aparelhos eletrônicos é inevitável no cenário em que vivemos para pessoas de todas as idades. O celular, por exemplo, virou item obrigatório para realizar inúmeras atividades de forma rápida e prática, do trabalho ao lazer.

Contudo, seu uso constante tem alertado a comunidade médica, em função do aumento do número de casos da Síndrome Visual Relacionada a Computadores, que pode causar:

Fadiga ocular

Fadiga ocular é o cansaço que ocorre quando mantemos os olhos fixos em algum ponto por longos períodos. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, lacrimejamento, ardência e visão embaçada. A causa está relacionada ao excesso de iluminação emitidos por aparelhos digitais.

Sensação de olho seco 

O olho seco é uma condição que causa uma redução na quantidade e qualidade da lágrima, provocando o ressecamento da superfície ocular, da córnea e da conjuntiva.

Esse líquido é composto por água, sais minerais, proteínas e gordura, tem função de lubrificar, limpar e proteger o olho das agressões causadas por substâncias estranhas, fatores externos e micro-organismos.

Visão Turva

Visão turva é um dos efeitos da luz azul na saúde ocular. Caracteriza-se pela falta de nitidez e de foco ao tentar enxergar tanto longe, quanto perto. É uma dificuldade que pode se manifestar nos dois olhos ou apenas em um.

Com isso, a pessoa perde a capacidade de ver nitidamente uma imagem e todos os seus detalhes.

Degeneração macular

A degeneração macular é uma doença ocular que afeta a mácula, área central e vital da retina.

Essa condição está relacionada à idade, resultando na lesão progressiva da mácula e, consequentemente, na perda gradual da visão central. Porém, os efeitos da luz azul podem acelerar esse processo, prejudicando a saúde ocular.

Os primeiros sintomas, vindos da exposição contínua à luz azul, não se manifestam imediatamente, ocorrem a médio e longo prazo, o que torna a condição ainda mais preocupante.

Como Aliviar o Cansaço Ocular

Embora o uso de computadores, lâmpadas de LED e smartphones cause grande impacto na visão, ninguém precisa deixar de utilizá-los. Existem medidas que ajudam a reduzir o impacto da luz azul, oferecendo mais conforto ao usuário, como.

Regra 20-20-20: A cada 20 minutos olhando para a tela, desvie o olhar para algo a 6 metros de distância por 20 segundos. Essa pausa relaxa os músculos dos olhos.

Pisque mais: O foco prolongado em telas diminui a frequência das piscadas, deixando os olhos mais secos. Preste atenção para piscar com mais frequência.

Ajuste a tela: Mantenha uma distância de 50 a 70 cm da tela e ajuste o brilho para evitar desconforto.

Invista na proteção certa: Óculos com filtro de luz azul e antirreflexo podem trazer mais conforto, especialmente se você passa muitas horas no computador.

Se você sente desconforto ou tem dúvidas sobre como cuidar dos seus olhos, a Zarth pode ajudar. Nossa equipe está pronta para te orientar e oferecer as melhores soluções para o seu dia a dia!

Texto desenvolvido a partir de pesquisas do COI (Clínica de Oftalmologia Integrada) e do COA (Centro de Oftalmologia Avançada).

Compartilhe

Siga Zarth nas
redes sociais

Receba nossa newsletter: